Translate

quinta-feira, 11 de junho de 2009

UM BREVE RELATO ELUCIDATIVO




O trabalho com constelações familiares é um procedimento psicoterapêutico relativamente recente e controvertido. Apresenta os principios que fundamentam esse trabalho, (“ordens do amor”, consciência pessoal e consciência do grupo familiar, etc) para que, nos sintomas, condicionados pelas implicações sistêmicas, se "desvelem" a existência de um profundo amor resultante do vínculo, uma ligação inconsciente do indivíduo com seu grupo de origem. Isto faz com que alguns repitam os destinos de outros e queiram, em lugar deles, assumir algo de pesado, expiar ou até mesmo morrer. Tal necessidade de compensar se radica num pensamento mágico de caráter infantil, já que tal atitude não tem o poder de redimir essas pessoas nem de aliviar ou de anular seus destinos. Outra base para o desenvolvimento de problemas é a perda de conexão com as fontes dos laços familiares. Isto acontece, por exemplo, quando membros da família não são respeitados ou são esquecidos. Além da implicação sistêmica, devem ser ainda considerados na geração de dificuldades psíquicas/emocionais, os aspectos associados à evolução pessoal, por exemplo, a interrupção do movimento precoce da criança, dirigido geralmente para a mãe. No presente trabalho focalizamos preferencialmente as dinâmicas sistêmicas, dando menos espaço ao significado da história individual da vida e do processo da aprendizagem.
As percepções dos representantes fornecem indicações importantes sobre as dinâmicas familiares e as conexões sistêmicas, pois é incrível como refletem exatamente, muitas vezes, as pessoas representadas, que não são conhecidas pelos representantes. O dirigente do grupo tenta a seguir mudanças de posição para os interessados, buscando, na medida do possível, o "melhor“ lugar para cada um do sistema. Quando se consegue isto, o terapeuta geralmente introduz o próprio cliente em seu lugar (até então ocupado por seu representante). Em conexão com determinadas frases que diz às pessoas importantes de suas relações, ele muitas vezes experimenta de novo uma dor antiga e emoções que aliviam, e ganha novas perspectivas. A “imagem da solução”, quando ele a consegue acolher e interiorizar, desenvolve nele frequentemente efeitos que perduram por longo tempo.

O QUE SIGNIFICA SER REPRESENTANTE?

O que se exige dos representantes nas constelações é que se desprendam em larga medida de suas histórias pessoais, que percebam “sem intenções” e comuniquem as reações corporais, sentimentos ou sensações que emergem nos lugares que ocupam como representantes. Esta exigência de deixar “de fora” a própria história e as hipóteses de uma psicologia corriqueira (por exemplo, „Aquela pessoa está longe de mim - com ela não devo ter muito a ver), e de se entregar sem reservas ao que se sente, oferece a cada participante um exercício de percepção que no decurso do trabalho vai sendo cada vez melhor dominado. Ser representante possibilita, ao longo das participações, um desenvolvimento pessoal de PRESENÇA! Oferece então, também ao representante, a possibilidade de trabalho psicoterapêutico pelo próprio desenvolvimento da percepção sujeito/objeto.

A IMAGEM COMO SOLUÇÃO DE DESENVOLVIMENTO PARA A ALMA

Na imagem da solução ganham um lugar informações e pessoas até então excluídas. Quando o processo da constelação, com a imagem da solução, é significativo para o cliente, ele ativa novas formas de ver e de proceder na sua vida até então experimentadas como problemáticas. Como num rito de passagem, os passos individuais (as imagens intermediárias) são condensados numa experiência que se pode apreender e compreender. As tentativas de pessoas versadas em assuntos psíquicos, caminharam sempre no sentido de buscar um entendimento individual de seus sintomas aparentemente incompreensíveis, como “mensagens do mundo interior”. Em Constelações Sistêmicas acrescentamos a possibilidade de interpretá-los, antes, como indicações de implicações sistêmicas até então não compreendidas pela consciência pessoal.(texto baseado em estudo de Gunthard Weber e Diana Drexler)
Maria Beatriz Szili - consteladora sistêmicabiaconstelar@gmail.com